Jato de Plasma
04/01/2022
Ter uma alimentação balanceada não é uma tarefa tão difícil. O que você precisa seguir são essas três regras básicas: consumir alimentos variados, com boa qualidade e com moderação.
Com uma boa disciplina e consciência alimentar do que é necessário para o seu organismo e corpo é possível.
Deixaremos algumas dicas abaixo:
Inclua fibras na alimentação
Estudos indicam que alimentos ricos em fibras, como o arroz integral, ajudam a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. Além disso, eles promovem a saciedade e auxiliam no controle do peso corporal.
Consuma alimentos funcionais
Os alimentos funcionais são aqueles que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças. Soja e peixe, por exemplo, auxiliam a reduzir o colesterol ruim; castanhas, amêndoas, nozes, cebola e alho, auxiliam o sistema imunológico; já couve, repolho e brócolis, podem proteger contra alguns tipos de câncer.
Consuma alimentos in natura
Alimentos in natura ou minimamente processados, de origem vegetal, são a base da alimentação balanceada. Inclua sempre em seu cardápio: castanhas,feijões, tubérculos, grãos, legumes, frutas e verduras.
Evite alimentos ultraprocessados
O processo natural de fabricação dos alimentos prontos inclui, em geral, altas quantidades de sal, açúcar, óleos e gorduras. Além disso, também trazem outras substâncias de uso industrial e sintetizadas em laboratório a partir de fontes como petróleo e carvão, que não favorecem a alimentação balanceada.
Evite o consumo de alimentos como:
Evite o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras
Utilize sal, açúcar, óleos e gorduras em pequenas quantidades. O consumo excessivo de açúcar contribui para a obesidade; o sal e as gorduras ruins podem aumentar o risco de hipertensão arterial e doenças do coração.
Tenha um café da manhã equilibrado
Iniciamos o dia com um café da manhã composto por alimentos como pão integral, cereais, tapioca, ovo, iogurte, queijo e frutas. Além de nutrir o organismo, eles te darão a energia que precisa para iniciar o dia bem-disposto.
Faça refeições intermediárias
Comer de três em três horas favorece o bom funcionamento do intestino. Inclua nos intervalos entre as refeições, alimentos saudáveis, como frutas frescas, iogurte natural, castanhas e nozes.
Atenção plena ao comer
Tente se concentrar enquanto realiza suas refeições. Comer enquanto assiste TV ou acessar o celular pode fazer com que você consuma além do necessário. Além disso, utilize esse momento para sentir a textura e o sabor dos alimentos e apreciar cada mordida.
Faça um cardápio semanal
Crie um plano semanal com o cardápio da semana. Isso ajudará a organizar a alimentação aos longos dos dias e evitará o consumo de alimentos prontos e ultraprocessados.
Faça lista de supermercado
Com o plano semanal em mãos, escolha um dia da semana para ir à feira e ao supermercado. Faça uma lista de compras para te ajudar a não incluir no carrinho itens que não vão contribuir para a sua saúde.
Conclusão:
“Você é o que você come”
Então, comece desde já a rever os seus hábitos alimentares e construa uma relação saudável, positiva, ganhando mais disposição, energia, qualidade de vida e paladar para alimentos bons para a sua saúde.
Comentários